A Fonte Luminosa da praça do Império no “Encontros com o Património” da TSF

A DGPC, em parceria com a TSF, emite a sétima série de programas dedicados a vários temas do património, onde se fala de sítios com história, de paisagens e pessoas, o passado e o presente, sensibilizando, em simultâneo, o público para a diversidade do património e para a importância da sua salvaguarda.

8 de Março – Fontes monumentais em Lisboa

A Fonte Luminosa da praça do Império, planeada no âmbito da Exposição do Mundo Português, realizada em 1940, e a Fonte Monumental da Alameda D. Afonso Henriques, inaugurada em 1948, marcam a identidade de Lisboa. Apesar de ambas as fontes estarem integradas no programa dos Centenários, a fonte monumental representa também a ampliação da rede de distribuição de água da cidade, a construção de uma nova central elevatória de água, localizada nos Olivais Sul, e, consequentemente, a chegada das águas do Tejo à capital.
Conhecer o que esteve na génese da construção destas fontes, a sua importância simbólica, bem como o programa de restauro desenvolvido e a sua devolução à cidade são algumas das questões a desenvolver neste programa que conta com as participações de José Manuel Fernandes, Manuel Saldanha, Teresa Bispo e Deolinda Folgado.

http://www.igespar.pt/pt/agenda/12/1542/

.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.