Os croissants do Careca

guest post de Marco Alexandre

(guest post de Marco Alexandre*)

Esta tarde fui, na companhia do meu pai e irmãos, provar os famosos e prestigiados croissants da Pastelaria “O Careca”, no Restelo. Sendo esta pastelaria um dos ex-líbris gastronómicos de Lisboa, não é difícil de adivinhar o volume de clientes que tem diariamente.

Os croissants servidos neste estabelecimento tornam-se peculiares pelo facto de serem oferecidos quentes, em virtude de haver novas fornadas com grande frequência. Um dos maiores segredos é a receita, que é mantida em sigilo há mais de 30 anos e que tem vindo a ser continuamente melhorada ao longo das décadas.

São elaborados com a usual massa folhada, polvilhados com açúcar ligeiramente cristalizado no topo e entregues ao consumidor com um apetitoso aspecto de delícia divina. Assim que trincamos a obra culinária, somos invadidos por uma sensação de conforto proveniente da temperatura interior da massa folhada. Logo a seguir ao ameno calor apercebemo-nos do saudoso sabor da manteiga embutida na massa, que por esta altura já se defaz e se agarra ao céu da boca, para nos obrigar a sofrer aquele prazer recheado de culpa.

Os grãos de açúcar acabam por adocicar o bolo alimentar que não quer seguir caminho, por estar tão bem envolvido pela gula insaciável. Esta porção de paraíso não é grande nem é barata. O croissant simples leva-nos a lá deixar 1€, numa primeira fase. A segunda fase começa quando o primeiro croissant acaba, pois o recém-viciado organismo quer mais daquela droga prazerosa.

Se quiseres visitar esta casa, basta seguir viagem até à Rua Duarte Pacheco Pereira, no bairro do Restelo. Bon appétit!

* Este texto é de autoria de Marco Alexandre, autor do blog Lusitano, no qual este post foi originalmente publicado. Encontrei-o por acaso, e não resisti a convidá-lo a colocar este texto também aqui, no Um pastel em Belém. Obrigado, Marco.

2 thoughts on “Os croissants do Careca

  1. por um acaso eu trabalhei bem ai do lado do pastelaria do careca pois tem ai uns brasileiros a trabalhar as tardes ai se tem muito movimento ,melhor dizendo congestionamento no atendimento . palmiers e oscroissants somente esse ai olhe trabalhei ai na s francisco xavier ,pois teve de voltar ao BRASIL..

  2. mto bom…..delicia….eu sou um guloso mto esquisito…….ainda não provei melhor……parabens aos pasteleiros….

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.