Rota da Biodiversidade

Devido às condições atmosféricas a inauguração passará para dia 2 de Dezembro.

Dia 28, as 10h, encontro no Módulo Ambiente, na Rua Vieira Portuense para inauguração da Rota da Biodiversidade.

Trata-se de um percurso pedonal e ciclável, assinalado no terreno, editado em brochura, folheto de campo e fichas de identificação de espécies, homologado pela entidade competente na modalidade de Pedestrianismo, a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, reconhecida pela Fédération Européenne de la Randonneé Pedestre.

Considerando que a Rota tem inicio na Esplanada de Leitura do Módulo Ambiente, em Belém, e que este será mais um contributo para a sua divulgação e diversificação de usos, propõe-se que decorra aqui o momento institucional da inauguração, com a apresentação da Rota e a intervenção dos representantes da CML e da FCUL, da FCMP, das entidades apoiantes (o Pavilhão do Conhecimento e a Biodiversity4all) e convidados institucionais. Segue-se um percurso a pé até ao Rio pelo traçado da Rota, conduzido pelo grupo de Professores da FCUL, onde se encontra o segundo Ponto de Interesse da Rota com um painel de interpretação e onde decorrerá uma libertação de Gaivotas, típicas desta frente ribeirinha, recuperadas no CRAS de Lisboa.

Ao longo do dia e nos dias seguintes, decorrem palestras, workshops e passeios guiados, pedonais e de bicicleta, por diferentes troços da Rota e dirigidos a diferentes públicos alvo. As iniciativas associadas à inauguração terminam no Domingo, dia 28, com o envolvimento da Federação e de outras Associações que praticam a modalidade do Pedestrianismo, num grande passeio “na Rota da Biodiversidade”. Neste, aberto ao público em geral, serão percorridos, com o acompanhamento de biólogos, os seus 14 kms de Pequena Rota na modalidade do pedestrianismo, mas que serão um desafio diferente para todos os que se queiram juntar à iniciativa.

Mais informações no site da CM Lisboa ou em http://lisboaverde.cm-lisboa.pt.

4 thoughts on “Rota da Biodiversidade

  1. olá Pastéis,
    obrigada pelo blog que sigo há algum tempo com muito contentamento pois moro em belém e gosto muito de saber o que por cá vai acontecendo.
    acabo de passar no Módulo Ambiente para ir buscar uma rota e afinal a inauguração foi adiada para 2 de Dezembro devido à chuva, caso queiram adicionar esta informação aqui.
    continuação de boas escritas
    Sofia

  2. Muito obrigado Sofia.
    Pela informação e por acompanhar o blog. 🙂
    E está desde já convidada a participar, sempre que souber alguma coisa que esteja acontecer por Belém!
    Obrigado 🙂

  3. : )
    assim farei se por alguma rara excepção souber de alguma coisa antes de vocês me informarem!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.