Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo

Dia 17 de Fevereiro vai decorrer uma sessão pública de discussão do Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo no Padrão dos Descobrimentos, com início marcado para as 15 horas, com uma intervenção de Orlando Borges, presidente do Instituto da Água.

Segue-se a mesa redonda “O Ordenamento do Espaço Marítimo: Novos Desafios e Oportunidades”, moderada pelo José António Saraiva, em que intervirão Tiago Pitta e Cunha (“A importância do Ordenamento do Espaço Marítimo”), Emanuel Gonçalves (“A abordagem ecossistémica e a monitorização do espaço marítimo), Rui Azevedo (“Desafios e dinâmicas emergentes na economia do mar”) e João Pedro Matos Fernandes (“O papel dos portos na dinamização do conhecimento e economia do mar”), com o encerramento a ser presidido pelo secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa.

O POEM encontra-se em período de discussão pública desde o dia 29 de novembro até ao dia 22 de fevereiro de 2011. O âmbito do POEM abrange transportes marítimos e portos mas também defesa e segurança, energia e exploração de recursos geológicos, conservação da natureza, pescas e aquicultura, turismo e desportos náuticos. Foi elaborado por uma equipa multidisciplinar e coordenada pelo Instituto Nacional da Água (INAG), incluindo ainda representantes dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira. A representação do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações foi assegurada pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I.P., tendo, na preparação dos contributos setoriais, contado com a colaboração das Administrações Portuárias do continente.

Em Cargo Edições.
Mais informações no site do POEM.

Foto de Lau Jazzily

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.