Religiosidade em Vidro

Os ícones romenos sobre vidro são uma expressão da mentalidade e sensibilidade colectiva da aldeia tradicional. Eles reflectem o pensamento e a imaginação dos pintores camponeses, os seus conhecimentos, as suas crenças.

Toda a pintura sobre vidro do centro da Europa aborda temas laicos e religiosos, de essência católica, sendo de factura barroca, tal como a sua iconografia. Pelo contrário, a Transilvânia é o único território onde o ícone sobre vidro adopta a iconografia ortodoxa de origem bizantina. Esta posição particular do ícone romeno sobre vidro, no contexto central europeu, ilustra a unidade que tem tido a romanidade da Transilvânia com as outras duas províncias romenas, Moldávia e Valáquia, que se encontravam sob a esfera de influência bizantina, bem como a unidade que sempre existiu entre os Romenos do lado de lá e de cá dos Cárpatos.

Religiosidade em Vidro mostra-nos esta arte através de 49 exemplares vindos do Museu Nacional do Camponês Romeno, entre os quais se encontram representações sobre madeira e sobre vidro e também desenhos que servem de decalque das imagens pintadas.

Contamos ainda com a presença de Olga Chicu, uma jovem artista que durante o primeiro mês irá pintar ícones sobre vidro e realizar oficinas para o público.

Dia 6 de Outubro, às 18h30 no Museu Nacional de Etnologia.
www.mnetnologia.blogspot.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.