“Para além de …” Teresa Gonçalves Lobo

O Projecto Travessa da Ermida apresenta a exposição “Para além de…” da conhecida artista Teresa Gonçalves Lobo.

A exposição é composta por 2 desenhos em grande formato 240×153 cm. Com o seu traço tão característico, a artista fecha a programação expositiva deste ano na Ermida Nossa Senhora da Conceição.

Inauguração e lançamento de edição 16 de Novembro 18h.
16 de Novembro a 22 de Dezembro na Ermida Nossa Senhora da Conceição.

www.travessadaermida.com

O Projecto Travessa da Ermida apresenta a exposição Para além de…” da conhecida artista Teresa Gonçalves Lobo.

A exposição é composta por 2 desenhos em grande formato 240×153 cm. Com o seu traço tão característico, a artista fecha a programação expositiva deste ano na Ermida Nossa Senhora da Conceição.

Sobre esta intervenção, num espaço tão próprio, a artista escreve: “Há sítios/ há espaços que nos transportam para outra dimensão/ há momentos/ há estados de alma/ em que nos transportamos para outra dimensão/ há momentos em que somos maiores que o nosso corpo/nesses momentos preciso de desenhar/preciso, sim!” (…).

“Para além de …” vem mais uma vez mostrar a faceta única de uma artista que demonstra claramente que “o desenho serve não tanto para reproduzir formas existentes, de que seria representação e notação mas, e pelo contrário, em que o desenhar se torna acto que se desprende de qualquer vínculo ao real para se elaborar como puro campo de experimentação. (…) ”, como refere Bernardo Pinto de Almeida, no texto “A disciplina secreta do desenho”.

Recentemente expôs, no Grand Palais em Paris, na primeira edição da Bienal Révélations, a “i Chair Long”, desenhada pela artista e manufacturada nas oficinas da FRESS aquando da sua última exposição individual “i em pessoa” no Museu de Artes Decorativas. A este propósito, João Pinharanda refere “ (…) muitos outros trabalhos situam-na na longa teia de relações entre a escrita e as artes visuais, (…) Teresa Gonçalves Lobo permite-se trilhar múltiplas vias: autonomizar a própria escrita verbal como imagem artística, ou seja, levar essa imagem até à indecifrabilidade fonética colocando- a no campo da pura decifração visual e plástica (…)”.

“Tudo o que é bonito, simples, parece fácil, mas os desenhos de Teresa Gonçalves Lobo, são o signo da facilidade da dificuldade, porque não é comum dizer tanto com tão escassos e tão sóbrios meios plásticos (…).”, palavras de Tomás Paredes , crítico de arte in El Punto de las Artes, Madrid, 2008.

Segundo Miguel Matos “ Na sua obra, cada risco é uma estrada, cada linha é um sinuoso caminho que se sente percorrido com tempo. São trabalhos delicados em que o desenho é a disciplina de eleição e onde o traço é a essência da imagem.”

                                                                                                                                 

Sobre Teresa Gonçalves Lobo

Teresa Gonçalves Lobo nasceu em 1968 na Madeira, Portugal. Actualmente, vive e trabalha em Lisboa. É formada em pintura, desenho e gravura pelo Ar.Co e em fotografia pelo Cenjor, ambas em Lisboa. Expõe, individualmente, desde 2004, destacam-se as seguintes exposições individuais: 2013 i em pessoa, desenho, gravura e mobiliário, Museu de Artes Decorativas Portuguesas/FRESS, Lisboa, Portugal; 2012 dei por mim a brincar…, desenho e instalação, Museu da Água, Coimbra, Portugal; 2011 Teresa Gonçalves Lobo – Seguindo o traço, Fundação D. Luís I, Centro Cultural de Cascais, Portugal; 2010 Teresa Gonçalves Lobo Zeichnungen, KULTURREFLEX.at – “Die Verlangsamung”, Linz 2010, Landesgalerie Linz, Vino Vitis-Die Genuss Galerie, Linz, Áustria.; 2009 Teresa Gonçalves Lobo – Zeichnungen, desenho, Franzoesische

Kulturinstitut, Viena, Áustria; 2008 Rios d’Alma, desenho, Museu da Água, Coimbra, Portugal; Percursos, desenho e gravura, Centro das Artes Casa das Mudas, Calheta, Madeira. Participou em diversas exposições colectivas e a sua obra encontra-se representada em várias coleções públicas e privadas.

Teresa Gonçalves Lobo

Ateliê: Calçada do Monte, 41 R/C Esq.

1170 – 250 Lisboa, Portugal

+351962999111

teresa.g.lobo@gmail.com / www.teresagoncalveslobo.com

 

 

Para mais informações, contactar:

Projecto Travessa da Ermida

Ermida Nª Srª da Conceição

Travessa do Marta Pinto, 21

1300-390 Lisboa | Portugal

E.mail:ermida@travessadaermida.com

Horário: 3ª a 6ª  das 11h00 às 17h00,

Sábados e Domingos das 14h00 às 18h00. Encerra à 2ª e feriados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.