“Vintage Drawings and Current Graphic Works” na Travessa da Ermida

A Ermida da Nossa Senhora da Conceição apresenta a exposição “Vintage Drawings and Current Graphic Works” dos artistas Ricardo Valentim, Pedro Barateiro e André Romão.

“Vintage Drawings and Current Graphic Works” André Romão, Pedro Barateiro, Ricardo Valentim
Inauguração: 21 de Junho 2014, sábado, 18h
Patente até 17 de Agosto 2014

A Ermida da Nossa Senhora da Conceição apresenta a exposição “Vintage Drawings and Current Graphic Works” dos artistas Ricardo Valentim, Pedro Barateiro e André Romão.
A obra conjunta de Ricardo Valentim, André Romão e Pedro Barateiro para a Ermida Nossa Senhora da Conceição consiste num filme em 16mm intitulado “Vintage Drawings and Current Graphic Works”.

O filme mostra uma série de desenhos e obras gráficas apresentadas numa montagem experimental que permite relações, sinapses e interesses que existem na prática dos três artistas. O trabalho tenta testar formatos expositivos fazendo do filme uma exposição dentro do filme.

Assim se reúnem estes três artistas nesta obra conjunta: Ricardo Valentim, conhecido por apresentar programas de filmes e realizar conferências, cujo trabalho se desenvolve igualmente noutros formatos, entre os quais se destacam o rádio, printed matter, fotografia e escultura; Pedro Barateiro, cuja prática artística pode ser situada dentro de um modo de produção pós-estúdio que não está presa nem a um só meio nem limitada a qualquer tipo particular de produção de objetos, simultaneamente associados a referentes específicos e André Romão, que nos seus trabalhos remete o espectador para um universo artístico convocando a literatura, poesia, filosofia e história trabalhando variados suportes entre eles desenho, fotografia, vídeo e instalação.

Os universos formais e conceptuais dos três artistas encontram-se nesta obra comum, de forma a reforçar algumas das ideias particulares de cada sobre a importância do material gráfico, do desenho, do grafismo e da construção de uma identidade e linguagem através da obra. Funcionará como uma exposição dentro do filme, utilizando camadas de material gráfico para a construir uma narrativa não-linear.

http://www.travessadaermida.com/index.php?q=C/NEWSSHOW/3021

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.