Notre Dame – Alice Joana Gonçalves – Registo Fotográfico: Julião Sarmento

Na Travessa da Ermida

Exposição e Performance NOTRE DAME de Alice Joana Gonçalves
Curadoria: João Silvério
Registo Fotográfico: Julião Sarmento

Alice Joana Gonçalves, vencedora do 1º lugar em Artes Plásticas dos Prémios Novos CGD 2014, apresenta a exposição NOTRE DAME na Ermida Nossa Senhora da Conceição, resultado de três performances que realizou com dois corpos de bailarinas diferentes neste mesmo espaço, duas delas em Dezembro 2013 e outra no passado dia 23 de Agosto.

A exposição NOTRE DAME é o desfecho deste trabalho contínuo e contará não só com uma nova performance da artista, desta vez só ela, com o registo fotográfico de Julião Sarmento e completando o ciclo deste magnífico trabalho, a edição de um livro que contém registos de todo o processo de trabalho da artista.”.

Notre Dame ergue a Ermida como um espaço de acesso à intimidade! Na performance, as intérpretes, femininas, recriaram um putativo subjectivo emocional das gárgulas da Catedral de Paris, a par de uma construção musical baseada nos cantos polifónicos que ali se fundaram, como de uma estética assente na materialidade da parafina. Ora, foi através de uma transmutação quimérica que os que estavam em redor experienciaram os delírios e tensões daqueles seres, que soltaram profecias e expressaram a alucinação de um frenesim íntimo e real.

 

Mais informações no site da Travessa da Ermida.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.