Festas de Lisboa começam na Torre de Belém

Em pano de fundo, o rio Tejo, ao cen­tro a Torre de Belém, envolta por água e mag­ní­fi­cos jar­dins. Este é o cená­rio vivo da noite de Aber­tura das Fes­tas de Lisboa’15. Qui­nhen­tos apre­senta cinco sécu­los da his­tó­ria de Por­tu­gal e do Mundo revi­si­tada à escala da Torre de Belém.

“Quinhentos”
30 Maio, 22:00
Entrada Livre

Uni­ver­sos artís­ti­cos diver­sos, artis­tas por­tu­gue­ses e estran­gei­ros reúnem-se em torno de um mesmo palco – a Torre de Belém.

Um espec­tá­culo trans­dis­ci­pli­nar de tea­tro e música, com uma pai­sa­gem natu­ral e pro­jec­ções multimédia.

A com­pa­nhia fran­cesa Ilo­to­pie, que desde 1979 cria inter­ven­ções artís­ti­cas para espa­ços públi­cos é reco­nhe­cida por ins­pi­rar uto­pias, apresenta-se com uma com­po­si­ção de 13 acto­res, recri­ando, num espec­tá­culo den­tro de água, uma his­tó­ria fic­ci­o­nada da aven­tura por­tu­guesa, desde que se lan­çou à des­co­berta do mundo, no século XV, até aos dias de hoje, pas­sando por momen­tos his­tó­ri­cos como a Res­tau­ra­ção da Inde­pen­dên­cia, o Ter­ra­moto de 1755, a Revo­lu­ção Indus­trial, o Estado Novo e a Revo­lu­ção de Abril de 1974.

Quinhentos apresenta cinco séculos da história de Portugal e do Mundo revisitada à escala da Torre de Belém.
Seis obras de arte, por natu­reza apre­sen­ta­das em espa­ços con­sa­gra­dos para tal, saem das pare­des de museus e são recri­a­das em pro­jec­ções monu­men­tais, espe­lha­das a céu aberto, naquele que é um ícone da cidade, da his­tó­ria e do patri­mó­nio por­tu­guês, a Torre de Belém.

O ambi­ente sonoro desta via­gem é ins­pi­rado nos qua­tro can­tos do mundo, e cri­ado por deze­nas de músi­cos que, em con­junto, nos apre­sen­tam sono­ri­da­des ori­gi­nais e com­po­si­ções úni­cas, inter­pre­ta­das pela impo­nente Banda da Armada, os ori­gi­nais Beat­bom­bers (Ste­re­os­sauro & DJ Ride) – a pri­meira vez, em Por­tu­gal, que DJs actuam e inte­ra­gem com uma banda mili­tar – e as vozes do Coro Infanto-juvenil da Uni­ver­si­dade de Lisboa.

Músi­cos, acto­res, cenó­gra­fos, can­to­res e desig­ners cir­cun­dam a Torre de Belém para, em con­junto, darem as boas-vindas às Fes­tas de Lisboa.

http://www.festasdelisboa.com/events/event/4/

11329946_947329218632460_5950022409098819698_n

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.