Requalificação da zona de Pedrouços

Em Março deste ano soube-se que a Volvo Ocean Race 2011-2010 vai passar por Lisboa, mais concretamente pela zona de Pedrouços.

Agora foi declarado o interesse público nacional da área de Pedrouços para efeitos da Volvo Ocean Race. Depois da construção da Fundação Champalimaud, Pedrouços prepara-se para mais uma revolução que pretende requalificar aquela zona.

Manuel Salgado anunciou que será aberto um concurso público para escolher o concessionário para a exploração comercial da zona e, depois, um concurso de ideias para encontrar a melhor solução arquitectónica para “um espaço público de grande qualidade”, aberto e com escassa construção. Os edifícios de referência, construídos nos anos 40, deverão ser mantidos e outros remodelados, como acontecerá com os dois edifícios frente à doca e onde funcionou, durante décadas, a Docapesca. Numa primeira fase, as obras, incluindo a recuperação dos cais e molhes da antiga doca para a futura marina e de instalação de todas as infra-estruturas e equipamentos para as 12 embarcações e tripulações participantes na VOR, serão comportadas pelo Governo, sem custos directos das autarquias, seguindo-se uma segunda fase da responsabilidade do concessionário escolhido. Os custos totais deverão atingir os 10 milhões de euros.
Texto retirado da conferência de imprensa realizada no dia 20.

Apesar de não adiantarem nada de relevante, aqui fica o vídeo de apresentação da requalificação da zona, e o vídeo de apresentação da Volvo Ocean Race, ambos produzidos pela Câmara Municipal de Lisboa, e que apresentam declarações de António Costa, Isaltino Morais, João Lagos, etc.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.