“Ouro antigo: do Mar Negro ao Oceano Atlântico” no Museu de Arqueologia

De 28 de Novembro a 29 de Abril de 2018 na Sala do Tesouro do Museu de Arqueologia

O Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, apresenta entre 28 de novembro de 2017 e 29 de abril de 2018, a exposição Ouro antigo: do Mar Negro ao Oceano Atlântico, uma proposta de diálogo arqueológico e artístico entre tesouros milenares dos dois países, mostrando o longo e complexo caminho das formas simples iniciais aos objetos elaborados e sofisticados, testemunhos da criatividade humana e da surpreendente maleabilidade do ouro e da prata.

A presente exposição, sob a égide dos Presidentes da Roménia e de Portugal, tem organização conjunta da Embaixada da Roménia em Portugal, da Direção-Geral do Património Cultural, do Museu Nacional de História da Roménia, do Museu Nacional de Arqueologia e do Instituto Cultural Romeno em Lisboa, no ano em que se celebram cem anos de relações diplomáticas bilaterais.

A Roménia e Portugal possuem importantes acervos museológicos de ourivesaria antiga. Os dois países, situados nos extremos da Europa, estão ligados pela cultura latina comum e pelo interesse que as suas antigas civilizações dedicaram ao ouro e à prata que o subsolo dos seus territórios guardava. Matérias-primas de valor simbólico atraíram, desde muito cedo, o génio criador da humanidade e foram veículos de comunicação de gostos e de modas. O seu trabalho e as suas formas são prova de inteligência, mestria, inovação tecnológica e sensibilidade artística. Traçando um arco sobre a Europa, os metais preciosos da Roménia e de Portugal estabelecem uma ponte entre particularidades regionais e históricas e elementos comuns da evolução da ourivesaria.

http://www.museuarqueologia.gov.pt/?a=2&x=3&i=114

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.