Ermida Nossa Senhora da Conceição – Diogo Almeida Martins

Inauguração: 30 de Agosto – 18h
Até 6 de Setembro 2016

Inauguração: 30 de Agosto – 18h
Até 6 de Setembro 2016

Diogo Almeida Martins desenvolve o seu trabalho sob várias premissas, tais como a do duplo, do eu, de simulacro de realidades, do palco, da profundidade. No corpo de trabalho do artista verificamos a utilização de vários media presentes nas artes plásticas, tais como a fotografia, a escultura e a pintura. No entanto transversal a este, está presente uma ausência constante dada através das marcas deixadas pelo passado, ou de elementos que outrora ocuparam o espaço que se deixa mostrar.

Nas suas peças a presença autoral existe através da sobreposição de duas realidades, a realidade do artista e uma realidade externa, prevalecendo apenas o que surge desta união.

Na criação da obra final, Diogo Almeida Martins acrescenta à sua imagem uma identidade imaginária, que é no entanto uma proposta subjetiva ao observador. A interpretação das peças não é totalmente directa, uma vez que o ato de ver adiciona e constrói novas leituras.

Numa antiga Ermida, o artista propõe dar um último folgo à identidade que ao logo do tempo foi-lhe retirada. Recriando e aludindo espaços que outrora estiveram ocupados, por objectos sagrados ou por simples bancos, induzindo que na realidade tudo era como está a ser mostrado. Todo o espaço regressa ao passado, representado pelo vazio e silhuetas.

http://www.travessadaermida.com/index.php?q=C/NEWSSHOW/4019

convite-ermida

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.