CCB Open Day Cidade Aberta, Cidade em Festa

Foi a 21 de março de 1993 que o Centro Cultural de Belém abriu as suas portas. Vinte e cinco anos depois celebramos esta data com um conjunto de atividades de entrada livre. Durante todo o dia o público poderá conhecer de perto como funciona o CCB nos bastidores. Será ainda inaugurada a exposição CCB 25 Anos, que traça um percurso pela história desta instituição, além de que o público escolar poderá participar em oficinas que resultarão num miniconcerto.

7:00 às 20:00
O Grupo RTP foi o primeiro parceiro do CCB, há 25 anos. Esta parceria de sucesso será celebrada neste dia, com a presença da Antena 1, Antena 2 e Antena 3, que farão as suas emissões em direto a partir do CCB.
O programa Sociedade Civil, da RTP 2, será emitido em direto a partir do Caminho Pedonal, e às 20:00 o Telejornal da RTP1 terá uma transmissão especial a partir da Praça CCB.

10:00 às 20:00
Durante todo o dia, terá lugar junto à Receção Principal a Feira do Livro CCB 25 Anos, onde poderá encontrar várias edições que foram publicadas pelo CCB, entre outras obras marcantes da literatura. Esta Feira do Livro resulta de uma parceria com a rede de livrarias Bertrand.
Na Sala de Leitura poderá consultar online os Arquivos RTP sobre o CCB.

10:30 às 13:00
Oficinas de música para os mais novos
É este o nosso papel, por Nuno Cintrão – Sala Luís de Freitas Branco
Papel Poético, por Dora Batalim SottoMayor e Antonella Gilardi – Sala Fernando Pessoa

No final destas duas oficinas, os participantes juntar-se-ão para um miniconcerto na Sala Luís de Freitas Branco.

17:00
Projeto Relâmpago NucleAR
Depois de durante uma semana 140 estudantes do Instituto Superior Técnico (IST) terem tomado conta da Garagem Sul para trabalharem em projetos que visam uma possível extensão do complexo Centro Cultural de Belém, serão agora apresentadas as propostas finalistas, no foyer da Sala Luís de Freitas Branco. O Projeto Relâmpago é uma iniciativa do NucleAR (Núcleo de Estudantes de Arquitetura) e do curso de Mestrado Integrado em Arquitetura do IST.

18:30
Lançamento de inteiro postal “CCB 25 Anos”, com os CTT

10:00 às 18:00
Paris Haussmann, Modelo de Cidade – Garagem Sul | Exposições de Arquitetura
Curadoria LAN (Benoît Jallon & Umberto Napolitano) e FBC (Franck Boutté)
Esta exposição analisa e revela o potencial do modelo urbano parisiense contemporâneo relativamente às apostas e desafios das cidades de amanhã. Mais de cem desenhos, planos, arquivos, maquetes e fotografias de Cyrille Weiner transmitem aos visitantes uma oportunidade para redescobrir esta herança a várias escalas.

19:00
Inauguração da exposição CCB 25 Anos, que convida a conhecer e relembrar os momentos da génese e formação desta instituição cultural no Portugal do início dos anos 90, partindo de um primeiro momento inaugural em que surge como lugar de representação do Estado, para logo de seguida expressar uma clara vocação de afirmação das artes plásticas e das artes performativas.

10:00, 11:00, 12:00, 15:00, 16:00, 17:00, 20:00
Visitas Guiadas
Venha conhecer o CCB por dentro. Durante todo o dia realizam-se visitas guiadas que lhe darão a oportunidade única de conhecer os vários recantos do CCB, a sua história, a sua arquitetura imponente e como é que funciona diariamente.

https://www.ccb.pt/Default/pt/Programacao/ConferenciasCursosEOutros?A=1357

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.